NOTA11.NET



< blog início

 Como escolher a melhor cor para um site

4 / Julho / 2017


As cores influenciam os visitantes do seu site? Sim.

Ao criar um site, escolher as cores adequadas é uma das tarefas mais difíceis que surgem apesar da facilidade aparente. Escolher a paleta cromática perfeita é importante paracomunicar efetivamente a mensagem, a fim de fortalecer a idéia de uma entidade única e criar a consciência da marca.

Como escolher cores?

Os pesquisadores concordam que as cores influenciam muito o estado de espírito humano. O esquema de cores que você usa em seu site pode atrair o visitante a se envolver no objetivo do seu site (ou seja, fazer uma compra ou solicitar seus serviços) ou deixá-lo após os primeiros segundos. Mesmo que eles não estejam cientes disso, seus visitantes serão muito influenciados em sua decisão de continuar navegando em seu site ou deixá-lo por causa da má seleção de cores e outros elementos exibidos visualmente.

Independentemente do campo de atividade, apresentamos algumas dicas que você deve considerar para o seu site:

1. Use uma paleta natural de cores

Combine as cores para conseguir a resposta emocional que você deseja obter de seus visitantes. As cores não naturais, como o verde claro, o azul ou o vermelho geralmente causam fadiga ocular e 'perseguem' os visitantes (ou seja, as perspectivas) de distância. Dica: as cores primárias, como vermelho, amarelo ou laranja, podem funcionar bem para fins de promoção culinária.


2. Crie um forte contraste entre o fundo de uma página e seu texto

A melhor combinação para legibilidade é texto preto no fundo branco, mas também há outra excelente combinação. Além de branco, outras cores efetivas de fundo do site são: azul escuro, cinza e preto. A situação não é a mesma para as promoções de produtos. Quando o produto é o centro das atenções, são recomendadas cores claras.


3. Selecione uma média de 3 cores diferentes e use-as consistentemente em todo o site

A harmonia cromática é um dos critérios mais importantes para criar uma experiência agradável para os visitantes. Recomenda-se que um número moderado de cores seja empregado: quatro ou cinco estão ok. Mais do que isso haverá inconsistência, fazendo com que os visitantes ignorem partes importantes do site.

Tenha em mente que as respostas às cores variam de acordo com fatores como gênero, idade ou contexto cultural. Você precisa de pesquisas de mercado sérias para tornar seu site atraente para a categoria exata que você está direcionando. No entanto, se você estiver interessado em uma recomendação oficial, você deve verificar asDiretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 1.0.


Idosos vs. Jovens
As pessoas de diferentes idades têm diferentes reações às cores. As pessoas que passaram de uma determinada idade encontrarão sites mais atraentes com cores mais sóbrias e restritas (e, portanto, relaxantes). Jovens, por outro lado, apreciarão cores mais vivas e brilhantes. Faça a distinção entre audiência madura e jovem usando as cores apropriadas para cada faixa etária.

Homens vs. Mulheres
As pessoas também têm preferências de acordo com seu gênero. Assim, os homens tendem a preferir o azul e o laranja ao invés do vermelho e o amarelo, enquanto as mulheres preferem o vermelho ao azul e o amarelo ao invés do laranja. Além disso, lembre-se de que foi provado que as mulheres são capazes de perceber consideravelmente mais cores do que os homens.

Além disso, liberte-se dos preconceitos: se você se dirige às mulheres, não use automaticamente o rosa. Enquanto algumas mulheres podem gostar do rosa, outras podem não gostar. O azul é a cor favorita de 57% dos homens e de 35% das mulheres, então preste atenção.

Nações e Cores
Se o seu site atende a uma audiência maior do que seu país de origem ou se destina a atrair prospectos de um país específico, invista algum tempo na pesquisa dos significados específicos das cores. Por exemplo, enquanto o branco é um símbolo de pureza nas culturas ocidentais, representa a má sorte e a infelicidade na China, no Japão e na Índia. Embora muito apreciado no Japão, o rosa é desaprovado na Índia e nos países da Europa Oriental, onde é considerado como uma cor "não viril".

O roxo está associado a certas culturas árabes com prostituição (o mesmo que as culturas européias e norte-americanas) e, globalmente, geralmente está associada ao misticismo e às crenças que não estão de acordo com os preceitos do islamismo, do judaísmo e do cristianismo. O verde, se usado para o site de uma instituição financeira dos EUA, irá apoiar a implicação de que a instituição lida com o "dólar verde todo-poderoso", mas pode não ter tal significado em um país onde as contas (papel-moeda) são de outras cores.

Isso pode levar a uma mudança completa de significados: os significados serão alterados e as implicações negativas serão pelo menos diminuídas se não forem eliminadas completamente (por exemplo, o vermelho se torna mais poderoso quando combinado com o branco). Depende de você obter cores criativas que serão aceitas internacionalmente, mas você tem de pesquisar bastante.


Cores comuns e seus significados mais comuns

Vermelho: energia, paixão, excitação, poder. Também implica agressão, perigo.

Azul: frieza, espiritualidade, liberdade, paciência, lealdade, paz, confiabilidade. Também pode implicar tristeza, depressão.

Amarelo: luz, otimismo, felicidade, brilho, alegria.

Verde: vida, naturalidade, repouso, saúde, riqueza, prosperidade. Em certos contextos, pode implicar decadência, toxicidade.

Laranja: simpatia, calor, capacidade de aproximação, energia, brincadeira, coragem.

Violeta: sabedoria, sofisticação, celebração.

Branco: pureza, limpeza, juventude, frescura, paz.

Preto: poder, elegância, segredo, mistério.

Cinza: segurança, maturidade, confiabilidade.

Rosa: romance, uma cor feminina.

Marrom: conforto, força, estabilidade, credibilidade.


Ferramentas para te ajudar a escolher a melhor combinação de cores:

Adobe Kuler é um site útil que oferece cores predefinidas. A principal vantagem é o fato de que os visitantes podem escolher o conjunto de cores que melhor se adequam a eles com base em critérios diferentes, como avaliações, comentários positivos ou mesmo os nomes dessas combinações.

ColourLovers é um recurso que tem como objetivo influenciar as tendências cromáticas. Este é um ótimo lugar para verificar o mundo da cor, independentemente da finalidade, seja para campanhas publicitárias, design de produtos ou design arquitetônico. Você pode comparar paletas, enviar novidades e comentários ou ler artigos e entrevistas.

Red Alt - I Like Your Colors é outro recurso importante se você gosta de um site específico e você gostaria de empregar o mesmo conjunto de cores ou, pelo menos, detectar exatamente quais são os maus empregados com seu código de programação correspondente. Você apenas inseriu o URL desse site e as cores são extraídas.

ColorJack é um site muito interessante, muito parecido com o Kuler, fornecendo diferentes combinações de cores com base em determinados algoritmos. As principais ferramentas oferecidas são Color Galaxy, Color Esfera e Color Studio; Se você não está familiarizado(a) com os programas de web design, eles podem parecer um pouco difíceis de usar, mas você ficará facilmente acostumado(a).

DeGraeve Color Paletter Generator é semelhante à ferramenta Red Alt. O que é mais interessante sobre este é o fato de que você pode selecionar uma foto que você acha que melhor se adequa ao seu tipo de negócio e este instrumento extrairá a paleta de cores de que é constituída.

Conclusão:
Independentemente da finalidade do seu site, seja para vender ou não, a escolha cromática é de extrema importância. Brincar com cores pode revelar-se realmente divertido, mas esteja ciente de que cada conjunto cromático sugere algo mais, uma emoção, um significado social. Escolha com calma.











Certificados Digitais

Chave RSA (2048 bits). Algoritmo de assinatura RSA SHA256 ou ECC. Para 1 domínio e 1 subdomínio.

Facebook Marketing

Capas para a sua página comercial em formato vídeo. Cause mais impacto visual.

WhatsApp Marketing

Desenvolvemos um formato específico para propagandas no ambiente do WhatsApp.

Decole na web em boa companhia




Fale conosco



Contato/Suporte
11 95323 6297

Segunda/Sexta - 10h/20h




Redes Sociais





Copyright © 2001-2017 NOTA11.NET
São Paulo/SP
Política de Privacidade   Cookies